quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sobre entrevistas

Sugestões minhas de bibliografia sobre entrevistas jornalísticas (todos têm na biblio da Fabico):

ALTMAN, Fabio (org). A arte da entrevista. São Paulo: Boitempo, 2004. - Uma antologia de entrevistas clássicas, desde as primeiras registradas na imprensa mundial, até antológicas como a de Madame Satã para o Pasquim e a de Pedro Collor para a Veja. A do Rudyard Kipling, cuja entrevista é sobre o fato dele se recusar a dar entrevista, é bem interessante.

CRIPPA, Marcos (org). Entrevista e ética. Uma introdução. São Paulo: Educ, 1998 - Livrinho curtinho e bom de ler. Resultado de uma disciplina de entrevista na PUC- SP. Ao final, os estudantes entrevistaram jornalistas sobre entrevistas. Tem o Juca Kfouri, o Luís Nassif, o Boris Casoy e outros. Eu recomento especialmente a entrevista do Dines. Não é uma entrevista. É uma aula em forma de entrevista.

MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista – O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1990 - É um clássico do assunto, escrito há quase duas décadas, mas que continua sendo interessante. A autora faz uma ponte com a literatura teórica existente na época sobre Comunicação.

MALCOLM, Janet. O jornalista e o assassino. São Paulo: Companhia das Letras, 1990 - O livro faz uma análise amarga da relação entre jornalistas e seus entrevistados, a partir do caso de um médico condenado pelo assassinato da esposa e das duas filhas que moveu um processo contra um jornalista que escrevera um livro sobre ele, baseado em entrevistas feitas durante o julgamento e na prisão. A partir disto, ela analisa as implicações éticas da relação entre entrevistados e jornalistas.

TALESE, Gay. Como não entrevistar Frank Sinatra. In: ___________. Fama e anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 508-521. Este é o relato que o Talese faz de como fez o clássico perfil do Frank Sinatra ("Frank Sinatra está resfriado"), publicado originariamente na revista Esquire. Ele conta como entrevista e o que procura na relação com os entrevistados. É ótimo!


Nenhum comentário: