domingo, 26 de agosto de 2007

Bons lides sugeridos pela turma

Pessoal, estou reproduzindo abaixo as sugestões de bons lides enviados pela turma até a noite de domingo para o meu e-mail. Confiram e vejam se vocês concordam ou não com os colegas. Vamos conversar sobre isto na quarta.

Peço que quem não enviou sua sugestão ainda o faça até amanhã (segunda) de noite, ok?Lá vai:

Uma nota de US$ 100 e muito sangue frio. É o que teria bastado para que Kelly Samara Carvalho dos Santos, de 19 anos, presa na quarta-feira (22) em São Paulo, conseguisse levar cerca de R$ 30 mil de uma idosa paraguaia em Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, em mais um de seus golpes, em março deste ano. "Ela é tão bonita, parecia tão nobre", contou ao G1 Eufrázia Torres, de 75 anos. (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL92590-5605,00.html )
Sugestão da Mariana Benevit ("O que chama a atenção é a primeira frase, que parece destoar um pouco do texto jornalístico seco, meramente informativo").

A torcida do Internacional cunca esteve tão à vontade como no jogo final do Campeonato Gaúcho de 1984. Tomou conta do Estádio Olímpico, festejou o resultado que manteve a invencibilidade do tetracampeonato nos clássicos do ano (quatro jogos, três vitórias e um empate) e ainda botou no campo, no final do jogo, um Papai Noel magricela, todo de vermelhor, que ficou provocando, sozinho, a desanimada minoria gremista.
Revista Placar, 1991. Sugestão da Clarissa Londero ("Eu selecionei esse como um bom lide porque atrai bem o público que estaria lendo a revista. como é uma edição especial para a torcida colorada (o nome dessa edição é: As maiores torcidas do Brasil - Internacional), só leriam a revista os torcedores do inter, ou simpatizantes do clube. Assim, quando começa falando de o colorado ter tomado conta do olímpico, logo os torcedores ficariam empolgados com o que viria a seguir. Além disso, leva ao leitor alguns dados das conquistas passadas do inter: "tetracampeonato" e "quatro jogos, três vitórias e um empate". E por fim, faz menção a um fato curioso e que só quem esteve presente no jogo é que lembraria: o Papai Noel provocando os gremistas).

Os fantasmas de Pisco perambulam pela Praça das Armas enrolados em cobertores até as cabeças. Nos rostos usam máscaras cirúrgicas. Muitos usam bonés.
A uma primeira olhada, eles não têm idade definida. O sofrimento dos últimos dias lhes tirou os traços da juventude. Meninos viraram homens da tarde de quarta-feira para a manhã de quinta. Jovens como Leila Véllez, 15 anos, tornaram-se mulheres, mais amadurecidas pela dureza da morte."

Zero Hora - Domingo - 19/08. Reportagem: "Uma noite na cidade em ruínas"

- Tu também é fã? - me pergunta o funcionário da locadora, ao ver que levaria alguns DVDs do Elvis.
- Eu gosto bastante, mas não sou uma fããã. É para escrever um negócio - eu explico sem ele ter perguntado.
- Uma resenha? - sonda
- Na verdade, uma matéria. Conhece a Noize?
- Claro que conheço - diz o jovem.
- Pois é, vou fazer uma matéria sobre os 30 anos da morte.
O clima amistoso muda, ele faz uma cara estranha, braba.
- Morte não, né?
- Ah, não? - já começava a rir e gostar daquele papo.
- Não! Sou daqueles fãs que não acreditam nisso. - comenta ele, extremamente confiante
- Você acha que ele está numa ilha? - tento entrar na viagem e, é claro, exponho a minha.
- Não numa ilha - usa a razão - mas ele não morreu, só desapareceu - perde a razão.
- Boa!
Revista Noize - Agosto de 2007. Reportagem: "Bye,Bye, Elvis Presley - 30 anos sem o Rei"
As duas acima são sugestões da Luciane Costa.

Desde a invasão do Iraque pelas tropas americanas, em março de 2003, nenhuma ação terrorista matou tantas pessoas no país quanto o megaatentado múltiplo contra integrantes da comunidade religiosa Yazidi, na terça-feira.
Zero Hora, 16 de agosto de 2007. Reportagem: “Número de mortos no Iraque pode chegar a 500”. Sugestão da Cristina de Azeredo Tworkowski.

Quando assumiu o Ministério das Comunicações (MiniCom), em janeiro de 2003, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) declarou à Folha de S. Paulo que iria abrir a "caixa-preta" da radiodifusão divulgando, pela internet, o cadastro com os nomes dos sócios das emissoras de rádio e de televisão do país (cf. "Lista de nomes de donos de rádios e TVs estará na internet, diz ministro", Folha de S. Paulo, 5/01/03).
A promessa tornou-se realidade onze meses depois, em novembro de 2003. De fato, o cadastro das entidades concessionárias de radiodifusão passou a estar disponível no URL http://www.mc.gov.br/rtv/licitacao/ACIONISTAS.pdf (hoje uma página desativada).

Publicado no Observatório da Imprensa. Sugestão da Samantha Klein.

O Ministério Público e a prefeitura de Uberlândia deflagraram uma campanha na cidade do Triângulo Mineiro para combater os "falsos mendigos". Nos últimos quatro meses, aproximadamente 250 pedintes que perambulavam pelas ruas do município foram recolhidos e levados para a delegacia, onde preenchem um cadastro. Conforme o MP, pelo menos 32 pessoas já foram acusadas de "mendicância profissional", como definiu o promotor de Justiça Marco Aurélio Nogueira, um dos idealizadores da campanha.
Publicado no Site G1. Sugestão da Bruna Amaral.

O ônibus que leva os moradores do bairro Brasileirinho até o terminal que permite acesso a diferentes pontos de Manaus só passa de hora em hora. E pode demorar mais por causa da castigada estrada de terra que sacode sem dó a carcaça e as entranhas do coletivo. São cerca de dez minutos a pé do ramal 8 do Brasileirinho, onde vivem 16 famílias do povo Kokama, até o ponto de ônibus. Faço o trajeto acompanhada de uma liderança Kokama, Sebastião, e de sua esposa. Quando chegamos à parada, o dono do bar em frente, solícito, avisa que o ônibus acabou de passar. O próximo demora?, pergunto. Demora. Sentamos. A esposa de Sebastião, calada até então, senta e abre seu caderno para estudar o idioma Kokama, que ela não aprendeu quando criança.
Sugestão da Mariana Sirena: "Envio um lide de uma reportagem que eu encontrei no site "Repórter Brasil", que eu achei muito interessante. Trata-se de uma reportagem grande sobre a situação dos índios na cidade de Manaus, feita por Priscila de Carvalho. (...) Gostei porque ela começou a matéria já com as impressões do local. Na sequência ela introduz o tema central, que é a migração dos índios da Amazônia em direção à cidade de Manaus. Ela não responde as perguntas básicas (quem, quando, como,...), mas prende a atenção por destacar o 'onde', o contexto. Gostei da reportagem".

Que valores você acha que a Igreja Católica deve manter e o que ela poderia mudar? Entre os dias 20 e 23 de setembro, os católicos gaúchos serão convidados a responder a perguntas como essas, ajudando a repensar as formas de evangelização.
Sugestão da Amanda Jansson: "Este foi um lide que eu li ontem na Zero Hora e achei interessante, me fez continuar a ler toda a matéria".

Nenhum comentário: