quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Bons lides, segundo a Wikipédia

É sempre bom ter um pé atrás com a Wikipédia, mas não dá para desprezar a contribuição que ela eventualmente nos traz. No verbete lead (eu prefiro lide, mas é questão de gosto), há 20 exemplos de bons lides. Confiram alguns:

Um dos cinco homens presos na madrugada de sábado na tentativa de instalar escutas no quartel-general do Comitê Nacional Democrata é o coordenador de segurança assalariado do comitê pela reeleição do presidente Nixon. O suspeito, o ex-funcionário da CIA James W. McCord Jr., 53 anos, também tem um contrato à parte para prestar serviços de segurança para o Comitê Nacional Democrata, afirmou ontem o presidente nacional do Partido Republicano, Bob Dole. O ex-advogado-geral da União John N. Mitchell, chefe do Comitê pela Reeleição do Presidente, disse ontem que McCord foi contratado para ajudar a instalar o sistema de segurança do próprio comitê. Em declaração distribuída em Los Angeles, Mitchell disse que McCord e os outros quatro presos no comitê Democrata no sábado ‘não operavam nem em nosso nome e nem com nosso consentimento’ na suposta tentativa de escuta. (Carl Bernstein e Bob Woodward. “GOP Security Aide Among Five Arrested in Bugging Affair”. Washington Post, 19.jun.1972)

’Alfa, Hotel e Eco’ - três números da linguagem cifrada usada pela polícia e transmitidos em código a todos os pontos da cidade - revelaram ontem, às 19h30, a existência de 185 mortos em conseqüência do mais trágico incêndio já ocorrido em São Paulo. A essa hora, grande parte do efetivo de 1.450 homens do Corpo de Bombeiros e 2 mil guardas de trânsito ainda estavam mobilizados para o rescaldo do antes imponente edifício Joelma, localizado no número 225 da avenida 9 de Julho, na praça da Bandeira, e orientando milhares de motoristas que, com seus carros, tentavam passar nas proximidades daquele local. Enquanto isso, no Instituto Médico Legal, apenas 25 dos 185 corpos para lá levados tinham sido identificados; e o número de feridos, encaminhados aos diversos hospitais públicos ou particulares, quase chegava a 250. (“Nas Cinzas do Joelma, 185 mortos”. Folha de S.Paulo, 2.fev.1974)

A cada quinze minutos, mais ou menos, uma bala desce gritando e explode nesta cidade cercada, e outra meia dúzia de pessoas é morta ou ferida. Acontece dia e noite. As paredes da enfermaria militar e do hospital civil estão pegajosas de sangue. Há muito tempo acabaram os analgésicos. Os corpos estão em todo lugar - alguns semiconscientes gritam de dor, outros com feridas abertas não sobreviverão. Alguns morreram e, no caos, jazem deitados sem ninguém para cobri-los ou removê-los. (Sydney H. Schanberg, “In a Besieged Cambodian City, Hunger, Death and the Whimpering of Children”. New York Times, 16.jan.1975)

Para os clientes do banco, o caixa Maurício era muito atencioso. Na turma do futebol, o mais animado, sempre disposto a dar carona aos amigos, lavar as camisetas do time, carregar a bola. Tinha um bom emprego e estava bem de vida. Segundo quase todo mundo que o conhecia, o paranaense Maurício Meyer, 34 anos, era um sujeito sério, bom filho, marido fiel, excelente pai. E, graças a esse perfil, ganhou apenas um peteleco do Tribunal do Júri de Curitiba por matar a mulher a marteladas, na manhã do dia 13 de abril de 1999, e depois queimar o cadáver numa churrasqueira. (Renan Antunes de Oliveira, “Matou a Mulher e Queimou o Corpo na Churrasqueira”. Uma, agosto de 2001)

Na noite do sábado 17 de abril, um corpo de aparência incomum foi levado pela polícia ao necrotério da Avenida Ipiranga. Tinha duas protuberâncias esquisitas na testa. O médico-legista abriu o couro cabeludo, abaixou a pele até o nariz e se deparou com algo muito raro: dois chifres implantados na carne, feitos de silicone. Cada um era quase do tamanho do chocolate Prestígio. O cadáver estava todinho tatuado. Trazia argolas de metal nos genitais, mamilos, lábios, nariz e nas orelhas - e estas tinham orifícios da largura de um dedo. De entre os chifres saíam três pinos metálicos pontiagudos. A língua fora alterada: cortada ao meio e já cicatrizada, parecia a de um lagarto. É claro que Felipe Augusto Klein, morto aos 20 anos, nem sempre teve uma aparência assim. Nasceu uma criança saudável. Era o caçula dos cinco filhos do casal Lili e Odacir - o pai é um político influente, quatro vezes deputado federal, ministro de FHC e atual secretário estadual da Agricultura. (Renan Antunes de Oliveira, “Ninguém socorreu Felipe Klein”. Já Porto Alegre, julho de 2004)

3 comentários:

Anônimo disse...

For More Information of Smartphone Products please visit.
Altogether, one will find it easy to edit files, upload them
and share them with others, as well as take either single images and look at them for instant review on the 480 by 360 screen.

You may be able to find systems that are priced at a much
lower level than that but you want to be careful of counterfeit systems that may not work as well as you would
expect them to.

Check out my webpage :: samsung s4

Anônimo disse...

They must have been forced to face several uncomfortable
issues as far as the use of their i - Phone is concerned.
Additionally, the wireless connectivity has good speed.
Like the Apple i - Pad Keyboard Dock listed above, the Logitech Android Keyboard has many tablet-friendly features.


Here is my web-site ... samsung galaxy tab 2

Anônimo disse...

It also offers optimum exposures when you're shooting backlit with the help of HDR mode. A few in-camera retouching options are also available, including image cropping and red-eye correction. The zoom manage is actually a rotary bezel around the shutter button, and it really is a bit jerky, but with 12 actions between minimal and optimum it's able
of relatively precise framing.

My site: nikon d7100 review