quarta-feira, 29 de agosto de 2007

As pautas da Expointer

PAUTAS EXPOINTER

Escolher uma das pautas abaixo, apurar e elaborar um texto jornalístico. Tamanho: 3.000 caracteres com espaço (clicar em Ferramentas – contar palavras). Isso dá mais ou menos uma página de texto. Para o dia 5 de setembro. TRAZER IMPRESSO, POIS VAMOS DISCUTIR OS TEXTOS EM AULA.

O site da Expointer (http://www.expointer.rs.gov.br) é muito completo e tem informações que podem ajudar muito o trabalho.


1) COBERTURA DE IMPRENSA – Como os órgãos de comunicação estão estruturados para cobrir a Expointer? Quantas sedes de veículos (Casa RBS, Casa Correio do Povo, etc) estão montadas na feira? Qual é a maior? Qual a estrutura de cada uma (computadores, estúdio de TV, rádio)? Quantos profissionais? Ouvir pelo menos dois jornalistas (que não sejam estreantes na cobertura da feira) que possam estabelecer um comparativo com os anos anteriores. Garimpar boas histórias de coberturas com as fontes. O texto pode abrir por um dado interessante, uma novidade, uma boa história ou outro gancho que aparecer.

2) VENDA DE ANIMAIS – Como estão os números referentes às vendas de animais da Expointer? Qual a estimativa inicial de faturamento? Está acima ou abaixo? Quais os animais mais vendidos? Quais os mais caros? Como é o volume de vendas e de faturamento da Expointer em relação a outras feiras internacionais do setor, do Brasil e do cone sul? Falar com um leiloeiro que possa dar estes comparativos e com algum proprietário de cabanha que tenha vendido bastante.

3) GRANDE CAMPEÃO – Os animais da Expointer são submetidos a concursos nos quais são escolhidos os campeões e o Grande Campeão da cada raça. Achar um Grande Campeão (qualquer raça) e entrevistar o proprietário e o tratador. Qual a trajetória que o animal tem de desempenho em outros concursos? Idade? Valor? Tem crias? Quanto valem? Cuidados a que é submetido? Procurar um gancho (aspecto interessante/importante) para abrir a matéria, como por exemplo, alguma negociação recente do animal ou a história de sua participação nesta Expointer, por exemplo.

4) VISITANTES – Qual a expectativa de público que visitará a Expointer este ano? O número deve se confirmar? Em relação a edições anteriores, há crescimento ou não? Quais as melhorias/dificuldades que os visitantes encontram? Estacionamento? Banheiros? Capacidade do Trensurb? Entrevistar alguém da organização da feira e pelo menos um visitante.

5) AGRICULTURA FAMILIAR – A Expointer tem um espaço para a Feira de Agricultura Familiar, que divulga e comercializa produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, chimias, doces, salames, queijos, conservas e outros. No pavilhão, também são dados cursos de culinária de agroindústrias artesanais, como queijo, iogurtes, lingüiças e conservas. Levantar o número total de vendas da feira e compará-la com a estimativa prevista e com o movimento do ano anterior. Entrevistar ao menos dois expositores. Descrever produtos.

Nenhum comentário: